Theatro D. Pedro

Endereço

Rua Nilo Peçanha, 51 Visualizar no mapa

Centro

CEP: 25685-380

Rede/Holding: Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis

Contatos

Telefone: (24) 2235-3833

E-mail: theatrodpedro@petropolis.rj.gov.br Entrar em contato

Site: http://www.petropolis.rj.gov.br

Seu Nome:

Seu Email:

cancelar    

Início da atividade:
02/11/1933
Imóvel de importância histórica:
sim
Protegido por lei de tombamento:
estadual
Data de tombamento:
09/12/1998
Instituição responsável pelo tombamento:
outra: INEPAC
Localização:
em propriedade pública
Pontos de referência:
Localizado na Praça dos Expedicionários, próximo ao Museu Imperial.
Localidade mais próxima:
Centro Histórico
Distância até a localidade:
500 m
Nome da principal via de acesso:
Rua Nilo Peçanha.
Tempo necessário para chegar ao atrativo partindo da localidade mais próxima (em minutos):
5 min
Descrição do acesso:
plano
No acesso encontram-se atrativos:
ambientais, históricos, culturais
Tipo de transporte:
ônibus regular, transporte alternativo
Outras informações:
transporte próprio
Centro de recepção:
adaptado
Posto de informação:
adaptado
Portaria principal:
adaptado
Período de funcionamento:
o ano inteiro
Horário:
Informações ao visitante:
Guia de tursimo/monitor:
Entrada:
de acordo com a atividade
Regulamentos para visitação:
proibida a entrada de animais
camarotes, equipamentos para efeitos, instalações sanitárias, poltronas fixas, palco, sistema de amplificação
Outras atividades realizadas:
atividades culturais, atividades pedagógicas, festivais/comemorações
DESCRIÇÃO:
O Theatro D. Pedro – com a antiga grafia que preservava o “h” após o T inicial – abriu suas portas às 15h30m de 02 de janeiro de 1933. Desde a primeira matinê, já se caracterizava como exemplo de uma tendência que marcou época: a entrada, nas tradicionais salas de espetáculo, das telas do cinematógrafo, a mais nova febre do mundo do entretenimento. No entanto, foi concebido para ser, desde sempre, um teatro, pelo desejo expresso de seu idealizador, Giovanni D´Ângelo.

O conjunto pertencia à Empresa D`Ângelo e Cia., que lançou conjuntamente um luxuoso prédio de apartamentos: o Edifício D´Ângelo. Os jornais da época destacam a festa de inauguração, acontecimento marcante em uma Petrópolis que, em plena República Velha, ainda mantinha o status de polo cultural, herdado do Período Imperial.

No conjunto arquitetônico que hoje compõe o Centro Histórico de Petrópolis, o Theatro D. Pedro se destaca pelo estilo eclético. É possível encontrar, em suas linhas, referências às diversas tendências arquitetônicas em voga no início do séc. XX. O conjunto remete ao Art-Déco, ou ao Art-Noveau, conjugando motivos geométricos e um meticuloso trabalho nos gradis de ferro trabalhado. Motivos florais possibilitam pensar numa transição para o Construtivismo, ao passo que o pó-de-pedra de sua austera fachada é uma marca do Modernismo. A pintura decorativa interna, executada pelo artista petropolitano Carlos Schaefer, seguia motivos que o artista, formado em desenho e pintura na Alemanha, chamava de “futuristas”: flores de traço neoclássico, mas com as corolas voltadas para baixo. A estas se unem odaliscas e arabescos retirados de um álbum italiano sobre alegorias decorativas para teatro apresentado aos construtores pelo consultor italiano Roberto Caburi. Especializado em teatro-acústica, Caburi foi contratado para garantir que o prédio tivesse todas as características necessárias para comportar, inclusive, óperas e operetas. Foi ele quem idealizou, também, o primitivo sistema de iluminação composto por um sistema de tubos contendo uma solução salina que aumentava ou diminuía a luz-ambiente, à medida que se mergulhava ou retirava do líquido uma série de pêndulos metálicos. A obra foi assinada pelo construtor Francisco de Carolis, e o filho de D´Ângelo, Donato - ainda menino - contribuiu com a idealização do logotipo com as letras TDP: o risco, passado a estuque e pintado, figura ainda hoje, assinado, no alto da boca-de-cena.
Observações complementares:
Realização de espetáculos de música, teatro e dança.
As informações foram fornecidas pelos prestadores de serviços, e esses são responsáveis pela sua exatidão. Esclareça diretamente todas as suas dúvidas antes de planejar a sua viagem.