Semana Nacional de Museus

Endereço

Rua da Imperatriz, 220 Visualizar no mapa

Centro

Rede/Holding: Instituto Brasileiro de Museus

Contatos

Telefone: (24) 2245-5550

E-mail: mimp.promocao@museus.gov.br Entrar em contato

Site: http://www.museuimperial.gov.br

Seu Nome:

Seu Email:

cancelar    

Período de realização:
maio
Data (de/a):
14 e 20
Periodicidade:
anual
Realizado em:
propriedade pública
Urbana:
Rural:
Tipo de transporte:
Horário:
Informações ao visitante:
Guia de turismo/ monitor:
DESCRIÇÃO DO EVENTO:
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesse ano, a sua 10ª edição ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio, quando instituições museológicas de Petrópolis e de todo o país promoverão eventos em torno do tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.





Observações complementares:
A 10ª Semana Nacional de Museus vai contar com programação especial da Fundação de Cultura e Turismo, envolvendo oficinas para educadores, oficinas pedagógicas para estudantes, visita técnica ao Museu Casa de Santos Dumont e Centro Cultural 14 Bis para profissionais de turismo, painel de discussão aberto ao público e exibição de filmes, tudo gratuito. No dia 18 de maio haverá gratuidade na Casa de Santos Dumont em comemoração ao Dia Internacional dos Museus.

Durante a semana de 14 a 18 de maio serão promovidas oficinas pedagógicas para alunos das escolas municipais, desenvolvidas pela professora Vera Lucia Nunes da Costa, que irá atender oito turmas com atividades diversas.

Na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, às 10h30, quinze professores das escolas municipais Santos Dumont e Paulo Freire, irão participar da Oficina de Capacitação para educadores das escolas municipais que atendem alunos com necessidades especiais, para implementação do programa de visitação inclusiva ao Museu Casa de Santos Dumont e Centro Cultural 14 Bis.

Ainda no dia 14, às 18 horas, na Sala de Cinema Humberto Mauro (Centro de Cultura Raul de Leoni, praça Visconde Mauá, 305, centro), haverá o painel de discussão com o tema “Os Museus e os Eventos Esportivos de 2014 e 2016: Desafio e Inspiração”. É uma oportunidade para profissionais de museus, turismo, educação e cultura, além do público em geral, discutirem a idéia de transformar em legado a visitação turística aos espaços patrimoniais, gerada pela demanda dos mega eventos esportivos, garantindo a preservação e evitando os impactos negativos. Logo após haverá a exibição do filme “Uma Noite no Museu”.

No dia 15 de maio, os participantes do Curso de Atualização de Guias de Turismo, promovido pelo Museu Imperial inseridos no programa “O Guia de Turismo e a cidade de Petrópolis”, farão visita técnica ao Museu Casa de Santos Dumont. Na ocasião irão receber a capacitação da coordenadora e professora Marisa Guadalupe Plum, quando terão a oportunidade de conhecer as inovações que estão sendo implementadas naquele espaço histórico e no Centro Cultural 14 Bis, para garantir acessibilidade aos visitantes.
As informações foram fornecidas pelos prestadores de serviços, e esses são responsáveis pela sua exatidão. Esclareça diretamente todas as suas dúvidas antes de planejar a sua viagem.