Guarda Civil de Petrópolis

Endereço

Rua Madre Francisca Pia, 270 Visualizar no mapa

Quarteirão Ingelheim

CEP: 25675-222

Contatos

Telefone: (24) 2246-9265

Seu Nome:

Seu Email:

cancelar    

Horário:
Observações complementares:
HISTÓRIA



A Guarda Civil de Petrópolis foi criada em 12 de julho de 1924, sendo resultado de um pedido popular pela necessidade de um melhor policiamento nas ruas de Petrópolis, que garantisse mais tranquilidade à população. Com o deslocamento das forças da Policia Militar para o estado de São Paulo, onde eclodia um movimento revolucionário, a cidade ficou sem o policiamento necessário. Assim, é que naquele 12 de julho, pressionado pelas classes conservadoras, na Câmara Municipal, em reunião na qual se faziam presentes várias autoridades, foram tomadas várias decisões que visavam oferecer mais sossego, paz e a segurança tão clamada pela população petropolitana. Desde então a Guarda Civil de Petrópolis vem exercendo suas funções com o objetivo de proporcionar, não só aos munícipes, mas também a todos que por esta cidade passam, uma segurança cidadã pautada pela ética e transparência de suas ações.

Conforme os documentos pesquisados, encontrados no arquivo histórico do município, foi este o cenário de nascimento da Guarda Civil de Petrópolis, como resposta ao clamor pela segurança exigida pela população.

Em cumprimento ao prescrito no parágrafo oitavo do artigo 144 da Constituição Federal, ratificado na Constituição Estadual e na Lei Orgânica do Município de Petrópolis, executa a proteção dos bens, serviços e instalações da prefeitura, das Empresas de Economia Mista, Fundações e Autarquia Municipal, além é claro, a proteção ao nosso maior patrimônio, nossa população.



Fonte: www.petropolis.rj.gov.br
As informações foram fornecidas pelos prestadores de serviços, e esses são responsáveis pela sua exatidão. Esclareça diretamente todas as suas dúvidas antes de planejar a sua viagem.