Petrópolis Imperial

Descrição

História, Cultura, Lazer, Compras, Gastronomia, Alta Tecnologia e muito verde em um só lugar.
 

Petrópolis – “Cidade Imperial”, nasceu do sonho do Imperador D. Pedro I que descobriu os valores climáticos e belezas naturais da região serrana. Aqui D. Pedro II construiu seu Palácio, vivendo os melhores momentos de sua vida.

 

A presença do Imperador e da Corte, além de nobres, políticos, ricos negociantes e a intelectualidade da época em seus palácios, palacetes e casarões, contribuíram para a sua centenária configuração paisagística e arquitetônica, definindo o Centro Histórico ao longo de avenidas arborizadas integradas aos rios. Personalidades ilustres escolheram o solo petropolitano, do Visconde de Mauá ao Barão do Rio Branco; de Ruy Barbosa a Santos Dumont; de Gabriela Mistral a Vinícius de Moraes. Na República, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek caminhavam pela Avenida Koeler, onde fica o Palácio Rio Negro. No local, estiveram presentes também, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Emoldurada pela Mata Atlântica e envolvida pela arte, música, dança, cultura e tradição, em parte herança dos colonos germânicos e imigrantes portugueses, italianos e franceses, dentre outros, conquista patamares de desenvolvimento nos setores do turismo, da pesquisa e da alta tecnologia. Com localização privilegiada, à apenas 53 km do Aeroporto Internacional Tom Jobim e 63 km do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, serve-se ainda, por uma estruturada malha rodoviária que permite o acesso a várias regiões do país. A BR 040, paralela à cidade, permite a ligação com os maiores centros consumidores do país: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A cidade conquistou a posição de um dos “65 Destinos Indutores do Desenvolvimento do Turismo Regional”, o que demonstra a sua qualidade como produto turístico nacional e internacional e força impulsionadora do turismo da região onde está inserida.

 

Petrópolis, cidade elegante onde o passado e o presente seguem entrelaçados, oferece cores, sabores, surpresas e satisfação. Na gastronomia, conceituadas confeitarias, bares e restaurantes; o charme das pousadas e hotéis; a diversidade nos pólos de compras e muito mais para ser descoberto, num convite às experiências memoráveis.

 

O Paraíso é Verde.
 

Polo de Ecoturismo da Região Serrana, Petrópolis abriga paisagens deslumbrantes. Inserida na primeira APA (Área de Proteção Ambiental) criada no país, integra o Parque Nacional da Serra Órgãos e possui dois grandes parques urbanos, o Parque Cremerie e o Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, além de inúmeras praças e jardins. Orquidários e floriculturas também merecem uma visita, com destaque para o cultivo de orquídeas e bromélias. Adeptos dos circuitos ecorrurais encontram diversas opções de atividades nas localidades do Brejal, Taquaril, Araras, Vale do Cuiabá e Itaipava, dentre outras. E os praticantes de esportes de aventura também encontram, na cidade, condições ideais para cavalgadas, trekking, voo livre, rapel, canyoning, escaladas, mountain bike, off-road, arvorismo e outras modalidades.

 

A arte de bem receber.
 

Petrópolis é reconhecida pela arte de bem receber. A rede hoteleira, em plena expansão, se preocupa cada vez mais com alternativas para encantar e fidelizar seus clientes, bem como a expansão da infraestrutura destinada às reuniões de pequeno e médio porte, ideais para seminários, workshops e treinamentos.

 

Gastronomia de dar água na boca.
 

Petrópolis é um convite à boa mesa. Produtos exóticos, de alta qualidade e a mistura de culturas conferem à cidade uma gastronomia que prima pelos sabores inusitados. Nos últimos anos, esta verdadeira “fusão de delícias” atraiu inúmeros chefs que uniram seu conhecimento e talento para dar origem ao Vale dos Gourmets, eleito por especialistas como uma das melhores opções gastronômicas do Brasil. Localizado entre os distritos de Itaipava, Corrêas, Nogueira e Araras, o Vale dos Gourmets está repleto de recantos que oferecem experiências gustativas inesquecíveis, em ambientes acolhedores e cercados de inegável bom gosto. Basta escolher dentre a variada oferta de culinárias internacionais - francesa, portuguesa, italiana, espanhola, alemã, árabe, chinesa, japonesa, mexicana, brasileira – e... Bom apetite!!!

 

Boas compras.
 

O turista que vem a Petrópolis tem nas compras, uma das opções mais interessantes de sua estadia. Conhecida como o maior shopping a céu aberto do Brasil, a Rua Teresa oferece o que há de melhor em roupas e acessórios de moda. No Bingen, a oferta é variada: malharias, móveis e tecidos para estofados, produzidos por fábricas tradicionais da cidade, sempre com altíssima qualidade e preços competitivos. Em Itaipava, chama a atenção a variedade de lojas e shoppings repletos de artesanato local e roupas, além de uma infinidade de itens para decoração e da maciça concentração de antiquários. E quem deseja levar para casa um pouco do frescor e do sabor diferenciado da serra não pode deixar de conhecer o Hortomercado Municipal. Em suas prateleiras, frutas, verduras e legumes vindos diretamente da horta e regados pela água pura da montanha esperam por você, além de flores, condimentos, doces, bolos, artesanato... E imperdíveis delicatessens e bombonières com produtos típicos.