City Tour Cidade Imperial + Quitandinha

Roteiro

Ao passear pelo Centro Histórico de Petrópolis nos transportamos para o século XIX, época em que o Imperador Dom Pedro II passava suas longas temporadas de verão de aproximadamente seis meses na Serra.

A cidade nos convida a seguir os passos do Imperador visitando os seguintes atrativos históricos:

Catedral São Pedro de Alcântara, construção em estilo neogótico francês. Abriga a Capela Imperial e restos mortais de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, Conde d`Eu e Princesa Isabel.

Um ótimo lugar para visitar e aprender sobre a identidade petropolitana é a Av. Koeler, lugar que se pode apreciar os palacetes em estilo eclético do século XIX.

O Palácio de Cristal, construído na França em estrutura pré-moldada de ferro fundido e inaugurado em 1884 para abrigar exposições de produtos agrícolas.

Museu Imperial, palácio construído em estilo neoclássico para ser residência de verão de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina. Intervalo para almoço.

À tarde, visita à Casa da Ipiranga, construída em 1884 por José Tavares Guerra, jardins projetados por Auguste Glaziou.

Ainda no Centro Histórico, visita ao Museu Casa de Santos Dumont, pitoresca residência de verão do pai da aviação e o Relógio de Flores, construído em 1972 em comemoração aos 150 anos da independência do Brasil.

O  Trono de Fátima, santuário em homenagem à N. Sra. de Fátima, possui capela e sala de ex-votos.

Na saída, indo  em direção ao Palácio Quitandinha, construído para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Seus salões em estilo hollywoodiano da década de 40 estão abertos a visitação. Passa-se antes pelo Museu Casa do Colono,construído em 1847. A casa com paredes de pau-a-pique, que pertenceu à família do colono germânico Johan Gottlieb Kaiser. Antes de partir, vale uma boa parada na fábrica de chocolates Patrone.

Para maiores informações, consulte: serviços de agenciamento