Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Roteiro

Em Petrópolis, vale a pena visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos,  criado em 1939 pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Foi o terceiro parque nacional criado no Brasil e atualmente é um dos principais atrativos ecológicos da cidade. Com sua flora e fauna rica, o parque abriga 462 espécies de aves, 105 de mamíferos e 101 de anfíbios, além de muitas espécies endêmicas.      

A visita se inicia no Bairro Corrêas, na localidade conhecida como Bonfim, onde se encontra a portaria do parque e é possível adquirir os ingressos para a visitação.

Caminhando aproximadamente 15 minutos após a portaria está localizado o Poço Paraíso, lugar de pitoresca beleza e propício para banho. Um pouco a frente, na mesma trilha, esta o Poço das Bromélias, e logo após o Poço dos Primatas e uma sequência de pequenos e belos poços.

Seguindo na trilha principal do parque, aproximadamente 40 minutos após os poços, esta localizada a Cachoeira Véu da Noiva, com queda d'água de 35 m, onde se encontram grampos para rapel e cascading. O local possui também um amplo mirante natural onde é possível observar todo o Vale do Bonfim.

O retorno e o descanso, ao final do dia, podem ser desfrutados em uma das pousadas da região de Itaipava , onde o visitante dispõem de inúmeras opções gastronômicas.  

 

Versão do mapa para impressão

Mapa

Visualizar Parque Nacional - Petrópolis em um mapa maior