Chegando em Petrópolis

Roteiro

Chegar a Petrópolis, na Serra Verde Imperial do Rio de Janeiro, é muito mais do que apenas se deslocar para uma viagem pelas belezas naturais da região.

A história da cidade, e também do Brasil, pode ser vivida e admirada por meio de uma visita as edificações históricas existentes na cidade, que mostram um pouco de seu charme e de sua beleza.

Rodovia BR040, que liga o Rio de Janeiro a Petrópolis, é cercada pela beleza de suas matas preservadas, montanhas suntuosas e nascentes cristalinas, possui resquícios do tempo do Império.

Viajando a partir do Rio de Janeiro, bem no final da subida da Serra, chegando a Petrópolis, avista-se o Museu das Armas. Seu acervo reúne centenas de peças de diversos períodos. Destacam-se baionetas, armas de fogo, estampas e gravuras militares, além de armas indígenas. Possui também biblioteca especializada sobre armaria e assuntos militares.

Poucos quilômetros após, seguindo pela entrada de Petrópolis pelo bairro Quitandinha, é possível conhecer também o Palácio Quitandinha, construído em 1944 por Joaquim Rolla, para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Construído em estilo normando, apresentando em seu interior o estilo ''Hollywoodiano''. Atualmente o Palácio abriga o SESC Petrópolis, apresentando mensalmente exposições e atividades culturais.

Chegando ao Centro Histórico, é possível observar casarios do período do império e sua beleza arquitetônica. Passando pela Praça D. Pedro II, e entrando na Rua da Imperatriz, avista-se o Museu Imperial, a residência predileta do imperador D. Pedro II. Sua construção, iniciada em 1845 por determinação do jovem imperador, originou a cidade de Petrópolis.

Se a fome estiver chegando, os Restaurantes e lanchonetes do Centro oferecem boas e variadas opções. No Centro Histórico também encontra-se a Rua Teresa, um orgulho da tradição de indústria têxtil da cidade, além de ser conhecida nacionalmente como um shopping de dois quilômetros a céu aberto com lojas desde vestuário feminino até trajes de gala.

Caso a opção seja pernoitar na cidade e apreciar um pouco mais da cidade e das belezas locais no dia seguinte, as opções de hospedagem na região de Itaipava são uma boa pedida.

Após apreciar o delicioso café da manhã, não se pode deixar o Centro da cidade sem antes visitar o Palácio de Cristal e o Palácio Rio Negro. Logo após finalizada a visita pelo Centro Histórico, aproveite e visite no bairro Corrêas o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com suas trilhas, caminhadas e as belíssimas quedas d'água. Feito isso, siga para Itaipava onde o poderá encontrar lojas de todos os tipos, feiras de artesanato e restaurantes com iguarias nacionais e internacionais. 

Idealizado por:
Juliana Silva - julianasilvaporto@yahoo.com.br
Bruna Cancella - beborba23@hotmail.com

 

Versão do mapa para impressão

Mapa

Visualizar Chegando em Petropolis em um mapa maior