Inventário da Oferta Turística

Este portal é resultado do Projeto de Inventário da Oferta Turística realizado pelo Instituto IDEIAS, em convênio firmado com o Ministério do Turismo, para atender a destinos indutores do turismo do Estado do Rio de Janeiro - Armação dos Búzios, Petrópolis e Paraty.

A realização do Inventário da Oferta Turística, além de estar prevista na Lei 11.771/08, a Lei Geral do Turismo, é uma importante ferramenta de planejamento para os gestores públicos e para os empresários por apresentar dados que permitem a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento do município.

Um bom inventário, além de apresentar o cenário atual do turismo, e possibilitar a definição de prioridades para os recursos disponíveis nas áreas de gestão e promoção, permite um diagnóstico das deficiências, pontos críticos e os necessários ajustes entre a oferta e a demanda, identificando inclusive novas oportunidades de negócios e o incentivo ao turismo sustentável.

A metodologia desenvolvida pela equipe de técnicos e consultores do Instituto IDEIAS em parceria com o Ministério do Turismo, ampliou e qualificou o conjunto de informações até então pesquisadas, permitindo a aplicação de aproximadamente 50 questionários de temas diferenciados, de acordo com as especificidades de cada destino turístico. A pesquisa de campo para o inventário, a partir da visitas técnicas realizadas por pesquisadores e estudantes de turismo, consiste no levantamento, identificação e registro fotográfico de atrativos turísticos, de serviços e equipamentos e da infra-estrutura de apoio ao turismo.

Após as pesquisas, as informações coletadas foram adicionadas em um sistema de banco de dados que as disponibiliza em um portal específico na Internet. Desta forma, tudo o que diz respeito à oferta turística da cidade fica acessível gratuitamente aos empresários e gestores locais.

O Projeto de Inventário da Oferta Turística vai além ao disponibilizar o acesso as informações na Internet, fazendo com que o turista tenha a possibilidade de conhecer mais detalhes e curiosidades sobre o destino que pretende visitar, montando seu próprio roteiro de viagem, escolhendo o melhor hotel, onde pretende almoçar e que locais vai visitar. Os portais de cada destino oferecem ainda roteiros turísticos temáticos, que sugerem visitações autoguiadas a pontos turísticos importantes de cada cidade.

Mais informações em: www.inventarioturistico.com.br